Google AdSense ( Guia Completo 2024 )

Publicado em

Por André Lasnor

Publicado em

|

Por André Lasnor

Google AdSense é um serviço confiável para ganhar dinheiro na internet.

E você pode fazê-lo através de um canal no YouTube ou colocando os anúncios da rede em um site ou blog próprio.

Por ser uma das plataformas de afiliados mais usadas em todo o mundo, acredito que existam muitas dúvidas sobre como funciona e como ganhar dinheiro com o AdSense.

Então falarei aqui sobre esta forma de monetização para que você fique por dentro de tudo que precisa saber.

Sobre o AdSense

Google AdSense Logo

O AdSense foi lançado pelo Google em 2003 para que donos de sites e blogs pudessem ganhar dinheiro ao produzirem conteúdos úteis para seus visitantes.

De acordo com o site Built With, o Google AdSense conta com mais de 44 milhões de sites e blogs utilizando ativamente a rede para monetizar seus conteúdos em todo o mundo. Porém a ferramenta analisa apenas uma parcela da web, podendo ser um número muito maior na realidade.

Quantos sites usam o Google AdSense para Ganhar Dinheiro

Os anúncios exibidos nos conteúdos dos parceiros são pagos por empresas e pessoas por meio do Google Ads(ads.google.com). Sendo este o serviço indicado para quem deseja publicidade para seu serviço, produto ou projeto.

A plataforma é extremamente confiável e pode ser uma forma de ganho segura para produtores de conteúdo. Embora isso seja verdade, o Google AdSense é bem limitado e vem perdendo espaço devido à queda nos rendimentos gerados pelos afiliados nos últimos tempos.

O que é o Google AdSense?

Google AdSense é um programa de parceria para que editores afiliados possam ganhar dinheiro produzindo conteúdos úteis em sites, blogs e canais do YouTube através da exibição de publicidade contextual.

Para que a exibição dos anúncios da rede de publicidade possa ser feita, sites e blogs passam por uma análise rigorosa da equipe do Google para garantir sua qualidade.

Da mesma forma, canais do YouTube precisam atingir certos números para que possam ser monetizados. Sendo eles:

  • Pelo menos 1.000 inscritos; e
  • No mínimo 4.000 horas de exibição nos últimos 365 dias ou 10 milhões de visualizações de Short nos últimos 90 dias.

A produção de conteúdos originais também é importante. E isso é válido para sites, blogs e canais no YouTube.

Os valores são gerados por cliques ou visualizações dos anúncios. Por isso é preciso ter um elevado número de visitas para ganhar um bom montante.

Como funciona o Google AdSense?

Como funciona Google AdSense para Ganhar Dinheiro

O Google AdSense funciona de forma simples e você pode utilizá-lo seguindo o passo a passo contido nos 4 tópicos a seguir.

Aqui abordarei as dúvidas relacionadas especificadamente ao processo para a monetização de sites e blogs, pois ganhar dinheiro no YouTube será um tema abordado posteriormente e não quero me alongar muito na explicação.

1. Inscrição no Google AdSense

Caso já possua muito conteúdo relevante em um site ou blog próprio, você pode acessar a página oficial do AdSense(adsense.google.com), entrar com sua conta Google e enviar seu site para aprovação.

O processo de avaliação pode demorar de duas a quatro semanas, de acordo com a página de ajuda da rede.

Após a análise da equipe do Google, será enviado um e-mail comunicando sua aprovação. A partir deste momento, então, estará apto a inserir os códigos do AdSense em seu site ou blog para ganhar dinheiro.

2. Monetização dos conteúdos

A monetização dos conteúdos é feita com a exibição de anúncios contextuais automáticos inseridos no site ou blog aprovado.

Para isso o parceiro deve fazer login na conta do AdSense, escolher os modelos de anúncio e colocar os códigos necessários em seus projetos.

Atualmente a plataforma conta com vários formatos de banner e outros tipos de anúncios, por isso é importante entender o funcionamento de cada um destes para maximizar os ganhos.

3. Contabilização dos ganhos

A contabilização dos ganhos pode ser vista no site oficial após fazer login na plataforma.

Será possível ver informações como renda diária, rendimento obtido com cada 1.000 visitantes(RPM), valores gerados por cada site ou blog cadastrado e comparações com períodos anteriores.

Isso pode ajudar você a entender o que está ocorrendo com sua renda e permitirá que atue para aumentar o dinheiro que recebe com a plataforma.

4. Pagamentos

Os pagamentos são realizados ente os dias 21 e 26 de cada mês.

Para receber, entretanto, é necessário ter completando o valor mínimo de $100,00 na conta no mês anterior, isso caso não tenha nenhum tipo de retenção.

Este valor mínimo para saque é muito alto comparado com o de outras redes e isso pode desanimar alguns afiliados, mas a rede do Google é confiável e o dinheiro vai acumulando até que possa ser sacado.

Por isso, caso não conquiste o mínimo em determinado mês, apenas continue trabalhando. Porque o dinheiro gerado está em boas mãos!

Como fazer o cadastro?

O cadastro para criar uma conta do Google AdSense é bem simples e já abordei um pouco sobre isso no tópico sobre inscrição.

Mas a seguir falarei novamente sobre o passo a passo básico para o registro:

  1. Acesse o site oficial do Google AdSense em adsense.google.com.
  2. Faça login com sua conta do Google.
  3. Selecione a opção referente à criação de nova conta na rede publicitária.
  4. Clique na conta para a qual deseja fazer o cadastro.
  5. Preencha todo o formulário.
  6. Clique no botão “Começar a usar o Google AdSense“.
  7. Pronto, sua conta será criada.

Após isso, então, basta aguardar a avaliação do seu site para começar a monetizar seus conteúdos.

Quando começar a usar a plataforma, será necessário enviar suas informações fiscais. Posteriormente também será preciso fazer outras ações, como:

  • Verificar endereço ao completar $10.00: será enviada uma carta do Google com um código PIN para que o endereço cadastrado seja confirmado.
  • Verificar identidade ao completar $10.00: o afiliado precisará enviar imagens dos seus documentos para comprovar a titularidade.
  • Cadastrar conta de pagamento ao completar $10.00: haverá a permissão para o cadastro da conta bancária para recebimento das comissões, sendo necessário fornecer informações como nome completo, Código SWIFT e IBAN, dados estes que devem ser obtidos junto ao banco no qual receberá a transferência.

Somente após confirmar tudo isso, então, os editores que monetizam seus sites e blogs com a rede de publicidade terão realmente concluído o cadastro.

Posteriormente, basta trabalhar para aumentar os ganhos e aguardar os pagamentos mensais.

Como ganhar dinheiro com o Google AdSense?

Como ganhar dinheiro com o Google AdSense

Ganhar dinheiro com o Google AdSense é bem simples e você pode fazê-lo exibindo anúncios automáticos em seus conteúdos.

Os conteúdos precisam ser originais e bem feitos, além de não serem proibidos pela plataforma.

Caso cumpra estes requisitos, basta copiar os códigos e colocar em seu site/blog ou ativar a monetização dos vídeos em um canal no YouTube.

Sites e blogs

Sites e blogs precisam conter artigos e outros tipos de conteúdos originais que estejam de acordo com as políticas do AdSense.

Além disso, algumas pessoas recomendam que o projeto tenha pelo menos 20 páginas únicas e tráfego válido consistente. Também há a orientação para que seja fácil de navegar e contenha algumas páginas como Política de Privacidade, Contato e Sobre Nós, embora não seja obrigatório.

Após produzir bastante conteúdo de qualidade e já estar com bom tráfego, poderá enviar seu site ou blog para aprovação. Pode demorar até quatro semanas para que obtenha uma resposta, mas normalmente é mais rápido.

Caso o projeto seja aprovado para a exibição de publicidade, então, basta criar o anúncio após entrar na sua conta do Google AdSense, copiar o código e colocar no local indicado pela plataforma. Alguns podem ser inseridos diretamente nos artigos, enquanto que outros em outras partes do código, por isso é preciso ter muita atenção às orientações fornecidas pela rede de afiliados.

YouTube

Produtores de conteúdo em vídeo para o YouTube podem ganhar dinheiro com o AdSense.

Para isso é preciso ter:

  • Pelo menos 1.000 inscritos; e
  • No mínimo 4.000 horas de exibição nos últimos 365 dias ou 10 milhões de visualizações de Short nos últimos 90 dias.

Além disso, também é necessário que os vídeos sigam as Diretrizes de conteúdo adequado para publicidade.

Para solicitar a exibição de anúncios será necessário fazer login no YouTube Studio, acessar a guia “Monetização” e clicar em “INICIAR” no card “Inscreva-se no AdSense para YouTube“.

Você precisará, ainda, selecionar a conta para a qual deseja obter monetização e fazer outras configurações, mas estas são simples e a própria plataforma te guiará.

Após terminar os procedimentos, sua conta será avaliada e anúncios começarão a aparecer automaticamente em seus vídeos após algum tempo. Você obterá maiores informações sobre todo o processo por e-mail.

Como receber os pagamentos?

Os pagamentos são enviados mensalmente entre os dias 21 e 26 de cada mês para a conta bancária do editor.

Para isso é preciso completar o valor mínimo de $100,00 no mês anterior, sendo que os ganhos acumularão para o próximo período caso essa marca não seja atingida. Também é necessário observar que não deverá haver nenhuma retenção na conta para que o pagamento seja enviado.

Caso seja o primeiro pagamento, entretanto, será necessário cadastrar sua conta bancária e é necessário fornecer informações como nome completo, Código SWIFT e IBAN(números que você pega junto à sua instituição financeira).

Para quem já recebeu pagamentos, entretanto, todas as informações bancárias já encontram-se registradas e não é necessário executar nenhum procedimento para que o pagamento seja enviado.

Regras Importantes

Algumas regras do Google AdSense são bem rigorosas e precisam ser seguidas caso você queira trabalhar de forma honesta com a plataforma.

Abaixo verá algumas delas com explicações que acredito serem importantes. Sugiro que as leia com atenção e que, também, siga o que dizem todas as diretrizes para editores contidas no site oficial(support.google.com/adsense/answer/23921).

Não clique nos próprios anúncios

Parece uma coisa óbvia, mas você jamais deve clicar nos próprios anúncios.

Isso porque os anunciantes querem cliques de quem deseja realmente adquirir os produtos e serviços.

Então a ação de clicar nos próprios banners publicitários pode ser vista como fraude e é uma prática totalmente combatida pelo Google.

Não peça para que amigos e familiares cliquem

Pelo mesmo motivo explicitado anteriormente, solicitar cliques em anúncios é uma atividade inválida pois visa apenas gerar dinheiro para os afiliados sem gerar tráfego qualificado para os anunciantes.

Caso o faça, poderá ter problemas com seus ganhos e com sua conta.

Por isso recomendo que jamais peça para que alguém faça isso, embora sejamos tentados a fazê-lo.

Não engane seus visitantes

O Google AdSense é uma plataforma séria.

Por isso conteúdos e métodos que aumentem superficialmente os cliques são combatidos pela rede de publicidade.

Então você não pode induzir seus visitantes a clicarem nos anúncios, não deve posicionar a publicidade em um local onde seja obrigatoriamente clicada e também não podem mostrar títulos enganosos.

Tudo isso visa proteger a integridade dos anunciantes e, desta forma, fazer todo o sistema funcionar da forma correta.

Alguns meios de promoção não são permitidos

O site ou blog que possuir anúncios do AdSense não pode ser promovido por meio de anúncios popup, popunder e em sites PTC.

Também devem ser evitados quaisquer outros meios de publicidade invasiva ou que atraia tráfego de baixa qualidade.

Cuidado com seu conteúdo

O conteúdo é a parte mais importante para quem deseja ganhar dinheiro com o Google AdSense.

Eles não aceitam conteúdos:

  • adultos;
  • ilegais;
  • que violem a propriedade intelectual;
  • danosos ou depreciativos;
  • enganosos;
  • de crueldade contra animais;
  • desonestos;
  • entre outros.

Por isso é preciso que você tenha muito cuidado ao criar artigos, vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo no qual utilizará a plataforma como forma de monetização.

Além disso, a plataforma recomenda que os conteúdos sejam únicos e otimizados para melhor entendimento por parte do leitor. Embora esta seja apenas uma dica adicional que ajudará, também, a atrair mais tráfego para seu projeto.

Não modifique o código dos anúncios

Alguns tutoriais e artigos na internet “ensinam” a modificar os anúncios do AdSense para aumentar os ganhos ou melhorar sua velocidade de carregamento.

Entretanto a recomendação expressa do Google é para que os usuários não modifiquem os códigos dos anúncios. Então basta pegá-los na plataforma oficial e inserir em seus conteúdos para ganhar dinheiro.

Embora algumas das dicas possam realmente ser efetivas, poderão causar problemas na sua conta no futuro.

Não vale a pena arriscar a ter sua conta excluída ou suspensa por isso, não é mesmo?

Vantagens e desvantagens do AdSense Brasil

  • Empresa sólida e confiável.
  • Anunciantes de qualidade.
  • Anúncios automáticos.
  • Uma das maiores plataformas.
  • Pode ser usado em sites e blogs.
  • Pode ser usado no YouTube.
  • Valor mínimo para saque elevado.
  • Plataforma bem rigorosa.
  • Precisa de muito tráfego.
  • Suporte moroso e ineficiente.
  • Não aceita redes sociais.

5 Melhores Alternativas ao Google AdSense

O Google AdSense é uma excelente rede publicitária e paga os afiliados por cliques e visualizações dos anúncios, possuindo boas taxas CPC e CPM para o Brasil.

Porém é uma plataforma muito inflexível e rigorosa com relação aos conteúdos.

Eu então decidi criar, então, uma pequena lista com 5 opções que acredito serem algumas das melhores alternativas ao AdSense para 2024.

1. Adsterra

Adsterra é uma plataforma de afiliados muito boa para quem deseja ganhar dinheiro.

Pode ser usada em sites, blogs e redes sociais(como YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, etc.).

Apresenta vários formatos de anúncios que permitem aumentar os ganhos de forma consistente, como banners, popunders e links diretos.

Site: beta.publishers.adsterra.com/signup

2. Mediavine

Mediavine é uma plataforma parceira do Google que exibe anúncios dele e de outros parceiros.

Não é uma rede de publicidade, apenas trabalha gerenciando anúncios de terceiros com os quais possui parceria e fazendo a ponte entre estes e os afiliados.

O que ela faz é pegar os anúncios e otimizá-los para que os rendimentos sejam maximizados, exibindo sempre a melhor opção disponível.

É uma excelente alternativa, porém é preciso ter um projeto sólido para que seja aprovado e é mais indicado para quem possui projetos em inglês.

Site: www.mediavine.com

3. Ezoic

Ezoic é uma plataforma gestora de anúncios tal como a anterior. Seu funcionamento é, basicamente, o mesmo.

Com ela você não precisará mais se preocupar com a monetização do seu projeto, porque serão escolhidos os melhores anunciantes e os melhores locais para exibição de publicidade de forma automática.

O melhor aqui é que aceita parceiros do Brasil com conteúdos em língua portuguesa e sites/blogs menores. Por isso é uma opção atrativa para que você possa se afiliar e maximizar os ganhos obtidos em seu projeto.

Site: www.ezoic.com

4. Amazon Afiliados

Amazon Afiliados paga comissões de até 13% sobre as compras feitas sob sua indicação.

A conversão é altíssima, pois a Amazon é uma das maiores empresas do mundo, e isso pode fazer com que você obtenha boas comissões.

Embora isso seja verdade, aqui é preciso trabalhar de maneira mais consistente para a promoção dos produtos, enquanto que nas alternativas anteriores os anúncios são mostrados automaticamente em sites e blogs.

Site: associados.amazon.com.br

5. Shopee Afiliados

Shopee Afiliados paga até 15% em comissões sobre as compras feita por indicados.

A conversão também é bem alta, porque os produtos possuem bom custo-benefício e atualmente a Shopee é um comércio eletrônico bem popular.

Pode ser uma excelente alternativa, mas é necessário trabalhar na divulgação dos produtos para obter resultados relevantes. Mas, por outro lado, você pode ganhar dinheiro nas redes sociais mesmo que não tenha um site ou blog.

Site: shopee.com.br/m/afiliados

Perguntas frequentes

O que é preciso para ser aprovado no Google AdSense?

No YouTube: ter pelo menos 1.000 inscritos e 4.000 horas de exibição nos últimos 365 dias ou 10 milhões de visualizações de Short nos últimos 90 dias.
Para sites e blogs: não existem números oficiais relacionados a sites e blogs. Mas é recomendável possuir algo entre 20 e 30 postagens, conteúdo original e visitas consistentes para que possa obter aprovação.

Quando o Google AdSense paga seus afiliados?

Os pagamentos são efetuados entre os dias 21 e 26 e enviados caso o parceiro tenha completado pelo menos $100,00 no mês anterior.

Google AdSense é gratuito ou tem que pagar para usar?

O uso da plataforma é totalmente gratuito. Então você não precisará fazer nenhum investimento financeiro para ganhar dinheiro com a rede de parcerias.

O que é o RPM do Google AdSense?

RPM é a sigla usada na plataforma para representar a Receita Por Mil Impressões. Ela é usada para nos informar qual o valor estamos obtendo por cada mil impressões dos anúncios que possuímos.

Quanto paga Google AdSense por 1.000 visitas?

O valor pago por cada 1.000 visitas pode variar de acordo com coisas como nicho, tipo de publicidade e concorrência entre anunciantes. Então não há como dizer ao certo quanto será pago no seu caso e somente poderá obter esta resposta de forma definitiva testando em seu projeto.
A rede do Google também fornece um simulador de ganhos para que você possa ver uma estimativa de quanto poderá obter ao usá-la em seu site ou blog.

Quanto o Google AdSense paga por anúncio?

Os editores recebem cerca de 68% do valor pago pelos anunciantes. Este valor é variável de acordo coma concorrência de determinada palavra-chave, não sendo possível dizer exatamente quanto será pago em valores monetários.

Posso usar o AdSense em meu blog?

Sim, a plataforma pode ser usadas em sites, blogs e no YouTube. Porém é necessário ter conteúdos bem feitos e possuir tráfego de qualidade.

Por que meu site ou blog foi reprovado no Google AdSense?

A reprovação de um site ou blog no AdSense pode se dar por vários motivos, como conteúdo de baixa qualidade, pouco conteúdo, difícil navegação e pouco tráfego.

Quais são os 10 maiores concorrentes do AdSense?

Existem muitas empresas que são concorrentes do AdSense e 10 grandes alternativas são: Adsterra, Mediavine, Ezoic, Amazon Associados, Shopee Afiliados, Outbrain, Infolinks, BidVertiser, AdThrive e Taboola.

Google AdSense vale a pena nos dias atuais?

Acredito que vale a pena usar esta plataforma nos dias atuais, pois é muito confiável e pode trazer excelentes resultados. Entretanto recomendo que teste outras opções e que use mesmo junto com o AdSense para maximizar seus ganhos, embora seja preciso observar se não há conflitos.

Considerações finais

Google AdSense é uma excelente plataforma para quem deseja ganhar dinheiro na internet e pode ser usada para monetizar vídeos no YouTube ou conteúdos publicados em sites e blogs.

O fato dele poder ser usado em conjunto com outras redes publicitárias faz com que seja ainda mais atrativo. Porque permite a você diversificar as fontes de ganho e faturar montantes maiores.

Apesar disso, possui regras bem rigorosas e isso pode dificultar sua participação. Além de não aceitar conteúdos adultos e relacionados a apostas.

O Google AdSense possui pontos positivos e pontos negativos e acredito que seja um bom meio de obter renda online. Entretanto recomendo que você teste o serviço e tire suas próprias conclusões, afinal poderá ter um ponto de vista diferente do meu.

Deixe um comentário